5 Dicas para decorar no estilo escandinavo

Posted on
Decorar no estilo escandinavo

O estilo escandinavo: o que é?

Photo by Trend on Unsplash

Originário da região com a mesma designação, o estilo escandinavo de decoração é todo sobre minimalismo e linhas simples, estando em alta nos últimos anos e que é um dos nossos favoritos. 

A decoração escandinava não é apenas sobre o que vê, mas principalmente sobre o que sente quando se entra num espaço. O clima frio e as temperaturas dos países da chamada região escandinava (Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noroega, Greenland e Islândia) levaram à necessidade de espaços acolhedores e quentes, com muita entrada de luz para aproveitar a luminosidade e o calor do sol e conduziram a um tipo de decoração que, entretanto, se alastrou pelo mundo fora.

Sabendo que é o estilo desejado por muita gente, reunimos algumas dicas sobre como decorar a sua casa no estilo escandinavo, para que se possa inspirar e ter o seu espaço o mais minimalista possível.

5 dicas para conseguir uma decoração em estilo escandinavo

1. Paredes brancas
In Canva Pro

As casas escandinavas são conhecidas pelas suas paredes brancas, mas se quer adoptar um toque mais moderno, opte por tons cinza claros em vez do branco. O contraste com a madeira, geralmente clara, irá dar um toque quente ao espaço e um sentido cálido ao espaço, que não ofusque a luminosidade das paredes.

2. Materiais naturais
Photo by Linh Le on Unsplash

Escolha mobiliário feito com materiais naturais como madeira em vez do plástico ou compostos sintéticos. Os metais também são bem vindos, mas o seu uso deve ser prudente.

Mantenha o mobiliário o mais minimalista possível. Quanto menos objectos e “tralha” tiver, mais espaçoso parecerá o espaço o que o torna mais propício a uma sensação de relaxamento ou mesmo propícia para trabalhar. Mantenha tudo organizado. Na decoração no estilo escandinavo é essencial a preservação do espaço de circulação amplo e sem barreiras.

Não tenha receio de misturar estilos, desde que eles se complementem bem. O estilo escandinavo tem muitas vezes mobiliário moderno contrastando com peças mais rústicas ou tradicionais. 

3. Fotografias e obras de arte

Use fotografias a preto e branco ou peças de arte como quadros para adicionarem interesse e personalidade à sua decoração, sem sobrecarregar o espaço de cor. Se as paredes forem brancas ou cinza-claro, as fotos a preto e branco com molduras nos mesmos tons vão ficar perfeitas nelas, fazendo o contraste entre as cores escuras e claras, mas sem criarem demasiada distração relativamente às restantes peças existentes no espaço.

Peças de arte que signifiquem muito para si também são bem vindas e conferem personalidade e textura ao espaço, mas tenha cuidado para não saturar. 

In Canva Pro
4. Adicione texturas

Uma das dicas para decorar no estilo escandinavo é que pode e deve recorrer a peças coloridas e com texturas. Almofadas, mantas e peles coloridas são um ponto positivo e conferem a sensação e conforto e acolhimento. As cores “terra” são muitas vezes as favoritas, assim como os tons inteiros, pastel ou neutros.

As plantas são igualmente algo que nunca fica excluído no design escandinavo. Folhas verdes e flores de interior são um “must have” quando decora ao estilo escandinavo.

5.Organização

Mantenha tudo organizado. Caixas, frascos e móveis com gavetas são uma constante no estilo escandinavo.

Quanto menos objectos e “tralha” tiver, mais espaçoso parecerá o espaço tornando-o mais propício a uma sensação de relaxamento ou adequado para trabalhar. Para decorar em estilo escandinavo, cada objeto deverá ter um lugar próprio e deve ser arrumado no seu lugar. O espaço deve ser funcional e deve transmitir a sensação de estar desimpedido.

O característico na decoração escandinava

Lembre-se que o segredo está no contraste, no uso de materiais naturais e na simplicidade e organização do espaço. No estilo escandinavo de decoração pode realmente dizer-me que “o menos é sempre mais”.

Tenha em atenção que, no extremo oposto, também é comum vermos decorações escandinavas onde a cor é predominante e usada sem receios. Cores escuras como cinzas escuros ou azuis e quentes como vermelhos, não são raros no design escandinavo, sem no entanto perder-se a característica do estilo. O contraste e o minimalismo dos restante materiais devem então fazer o equilíbrio com o uso de cor.

Aproveite as dicas que deixamos acima para conseguir o ser espaço em estilo escandinavo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.