Comprar casa para renovar: Dicas para uma reforma bem-sucedida

3 aspectos fundamentais a ter em conta na compra de um imóvel para renovar

Se está a comprar uma casa para renovar, seja para morar ou para investimento, existem 3 aspectos fundamentais a considerar: o seu orçamento disponível, a dimensão de obras necessária e o potencial de valorização do imóvel.

fonte: Unsplash

Comprar casa nova ou casa para renovar?

Num cenário em que não existe uma oferta muito alargada de novas construções para venda, o mercado mais comum é o dos imóveis usados. Existe ainda a possibilidade de que um imóvel que necessite de renovação apresente um preço de venda mais vantajoso do que um imóvel novo ou já renovado. No entanto, não é rigoroso que comprar um imóvel usado seja mais vantajoso que comprar um imóvel novo. Isso irá depender de vários factores.

Avalie a dimensão da obra e condicionantes

A renovação permite que possa adaptar a casa aos seus gostos, desejos e aspirações. Todavia, pode nem tudo ser maravilhoso, pelo que deve ter em consideração factores como o custo da obra, a localização do imóvel, o estado da infraestrutura do imóvel e as potenciais condicionantes legais que possam existir e que possam condicionar as adaptações e alterações que queira fazer no imóvel para o adaptar ao estilo e conforto actual (imóveis históricos, imóveis em localizações sujeitas a condicionalismos como a preservação de fachadas ou outros).

O estado em que estes imóveis se encontram no momento em que são colocados no mercado pode ir de bom a muito mau, a péssimo ou ruína. 

Considere o seu orçamento

fonte: Unsplash

Tenha em consideração o seu orçamento, numa perspectiva o mais realista possível e contando sempre (sempre!) com os eventuais percalços que podem acontecer. 

Na avaliação dos custos, leve em conta não apenas o custo da obra e de projecto, mas também os de licenciamentos, autorizações, impostos, etc. E pondere sempre que o processo pode levar algum tempo, o que também irá representar alguns custos. 

Na determinação do custo da obra é prudente recorrer a profissionais familiarizados com aquele tipo de empreitada. Estes podem, numa fase ainda que inicial, dar uma estimativa do que a a obra poderá custar. 

Avalie o seu orçamento e as suas necessidades de financiamento ou não, assim como a urgência que tem na conclusão da obra. 

Factores a ter em conta relativamente ao imóvel: 

A verificação das infraestruturas do imóvel, fundações e telhado, canalização e sistema elétrico são inevitáveis e representam um factor importante no custo da obra. As Portas, janelas e caixilharia têm igualmente um peso relevante no valor da obra. Deve igaulmante ter em conta a optimização energética e esta representa normalmente um investimento relevante. 

Fonte

No caso de ruínas deve antecipadamente saber qual a dimensão de renovação permitida para aquele imóvel. Tal verificação deverá ser efectuada junto das autoridades municipais como a Câmara Municipal da localidade.  

O mesmo no que toca a edifícios que possam estar classificados como históricos ou em zonas de conservação histórica, relativamente aos quais podem existir limitações de alteração de fachada ou de estruturas.

O potencial de valorização do imóvel

De nada lhe adiantará investir na renovação de um imóvel que se encontre numa zona com pouco ou nenhum potencial de valorização urbana. 

É importante conhecer o bairro e a localidade ou tentar obter informações sobre aquela região, o ambiente, a segurança e o acesso a serviços, como lojas, hospitais, farmácias e outros serviços essenciais.

Na avaliação do potencial do imóvel deve ainda levar em consideração a qualidade dos materiais a aplicar na reforma, os quais irão influenciar na valorização do mesmo, especialmente numa perspectiva de venda após reforma. Deve procurar um equilíbrio já que de nada adiantará investir em materiais de luxo se o imóvel se encontrar numa zona de baixa valorização urbana. 

Na hipótese de reformar para venda deve ainda levar em consideração que o seu gosto e estilo pessoal podem não corresponder ao dos potenciais compradores. Pode ser mais seguro optar por um deseign mais neutro e universal, o que dará a possibilidade aos futuros proprietários de adaptarem ao seu gosto e necessidades pessoais. 

Resumindo…

É mais econômico comprar uma casa para renovar ou uma casa pronta?

Depende da localização, condição da propriedade e do mercado imobiliário. Geralmente comprar uma casa para renovar pode ser mais econômico, contudo é importante que faça uma análise cuidada dos custos antes de decidir.

Quais são os principais problemas estruturais a considerar antes de comprar uma casa para renovar?

Os principais problemas estruturais a considerar são problemas de fundações, estruturas, canalização, rede elétrica e  necessidades de isolamento. Deve ter especial cuidado com estes aspectos também por causa de garantir a segurança do imóvel.

Devo contratar profissionais para reformar minha casa?

Nvisuals for Nkantus

Indiscutívelmente, Sim! Deve contratar profissionais qualificados pois assim pode garantir que a reforma seja feita de acordo com as leis e normas locais e com respeito pelas regras de segurança e qualidade. Além disso, profissionais experientes podem ajudá-lo a evitar erros dispendiosos e , em suma, garantir que a reforma seja concluída com sucesso.

Conclusão

Com planejamento e pesquisa adequados, você pode transformar uma casa antiga em uma casa dos seus sonhos, mas deve fazer uma séria ponderação de todos este factores, pois assim evita surpresas e inconvenientes desagradáveis.

Se precisar de ajuda, não hesite em contactar-me. Envie-me um email ou deixe uma mensagem neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.