Vizinhos barulhentos podem ser… um pesadelo! Ou melhor… uma insónia.
Imagine que chega a casa depois de um dia de trabalho árduo, só pensa em jantar, tomar um belo duche quente e afundar os ossos na cama. Mas… os vizinhos estão em festa! São duas da manhã e a festa continua. E é a quinta vez este mês! Música, vozes, cantoria… barulho. Se os seus vizinhos são barulhentos, o que pode fazer?
Todos temos direito a dar uma festa, convidar amigos ou apenas ter uma família ruidosa com muitas crianças, cães, gatos, pássaros… mas existem limites: os limites legais e os impostos pelo bom senso e pelo respeito que devemos ao próximo.
Por onde deve começar?
Ora , o que pode fazer se tem vizinhos barulhentos? Comece pelo bom senso e vá falar com o vizinho. Explique tranquilamente e sem brigas que tem sido vítima do barulho vindo da casa dele e isso lhe tem tirado noites de sono, provocado muito cansaço, tem as crianças incomodadas, etc, etc. Mas, e se nada adiantar?
É importante saber o que prevê o Regulamento do Condomínio sobre o assunto. Poderá até pedir à administração do condomínio que envie uma nota escrita a recordar as regras de condomínio ou que fale com o condómino festeiro. E se mesmo assim não adiantar?
O Regulamento Geral do Ruído regula essa matéria e determina que o ruído de vizinhos e de animais de estimação é proibido entre as 23:00 horas e as 7:00 h da manhã seguinte, pelo que, caso a situação se mantenha, pode chamar a PSP ou a GNR para fazer cessar a causa de ruído imediatamente, estando ainda o infractor sujeito ao pagamento de uma coima.
Se o ruído for durante o horário permitido apenas poderá no caso de se tratar de ruído excessivo.
Precisa de ajuda?
Se tem vizinhos ruidosos e já não aguenta mais, partilhe connosco pois assim ajuda a libertar os nervos e a irritação que lhe causa a situação.