Renove a casa de banho sem partir tudo!

Posted on

Acha a sua casa de banho sem graça? Melhore o look a sua casa de banho com estas dicas simples e sem precisar de partir tudo.

As casas de banho são espaços comuns e em muitas casas e utilizadas por família e visitas. É comum, por exemplo, um apartamento T2 ter apenas uma casa de banho, sendo essa utilizada por quem vive na casa, mas também pelas visitas. E a casa de banho cria uma sensação única em quem a utiliza, dizendo muito sobre si, já que é um espaço muito íntimo.

Por isso, neste artigo vai encontrar algumas dicas práticas de coisas simples que pode fazer para tornar uma casa de banho de “muito sem graça” a “glamorosa”.

Renove a casa de banho sem partir tudo
©RossHelen via Canva.com

Aposte numa paleta de cores nova 

Uma boa forma de começar é decidir uma paleta de cores para a sua casa de banho. Os espaços da sua casa e a sua decoração devem ser o reflexo da sua personalidade já que assim que torna a casa “única”.

Comece por pensar se prefere cores suaves e neutras ou cores fortes e vibrantes. E como conjugar essas cores com o azulejo já existente e conseguir um resultado satisfatório. Lembre-se, o objectivo é quebrar a monotonia e a falta de graça do espaço. 

Dê uma pintura nas paredes da casa de banho, caso não esteja totalmennte revestida a cerâmico ou pondere pintar ou revestir o azulejo existente com tintas apropriadas para o efeito. Veja aqui como pode fazer.

Pode ainda recorrer a papéis de parede adequados para zonas húmidas, ou a painéis decorativos e autocolantes. Se tiver janelas ou portas, pense sobre como poderá obter mais contraste entre estes e as paredes. O contraste irá realçar o espaço e fazer sobressair estes elementos. Lembre-se ainda de ajustar os acessórios como cortinas de duche, toalhas, vasos decorativos, velas, quadros e outros. Pode pedir-nos ajuda e preparamos um moodboard para que se possa inspirar e seguir sem receios.

Aposte em novos suportes

Renove a casa de banho sem partir tudo
©Pixelshot via Canva.com

Depois de determinar as cores, aposte em novos acessórios como suportes de toalhas, cabides, torneiras, cabeça de chuveiro, suporte de papel higiénico e piaçaba, fazendo-os conjugar uns com os outros e com as cores escolhidas. Existem peças muito diferentes que podem ter resultados muito decorativos e interessantes e que darão um ar totalmente novo à casa de banho.

Um espelho com uma moldura eloquente pode tornar-se no elemento central da decoração da casa de banho e não havendo espaço suficiente, pode sempre optar por um espelho com arrumação. Mas tendo espaço para arrumação, atreva-se a optar por um espelho decorativo.

Invista na organização!

Quanto mais organizada e arrumada estiver a sua casa de banho, mais glamorosa se vai tornar. Nas casas de banho a expressão “menos é mais” é mais do que totalmente verdade. Quanto menos estiver à vista, melhor.

Pode (e deve) sempre ponderar substituir um lavatório de coluna por um móvel com arrumação. E quanto menos tiver na bancada, maior a sensação de organização terá. Se não houver espaço para isso ou o seu orçamento não o permitir, recorra a carrinhos de arrumação, prateleiras, pequenos armários, cestos e caixas, onde possa ter os artigos de higiene devidamente guardados.

Acrescente brilho a tudo com uma melhor iluminação

Renove a casa de banho sem partir tudo
©PC Photography via Canva.com

Uma iluminação melhor na casa de banho pode trazer resultados extraordinários. Muito frequentemente as casas de banho são mal iluminadas e dispõem de luzes frias e sem brilho. Escolha uma iluminação melhor e que se conjugue melhor com os restantes acessórios da casa de banho e assegure-se que é grande o suficiente para iluminar adequadamente o espaço. Dedique algum tempo a determinar a temperatura de cor adequada as suas lâmpadas e embora as lâmpadas LED tenham alguns tons de branco bastante intensos, não exagere dos mesmos. 

A sua casa de banho deve ter luz suficiente mas não precisa de ser uma sala de cirurgias. Consulte-nos caso precise de ajuda a desenhar a iluminação da sua casa de banho.

Deixo-lhe aqui uma galeria de imagens para se inspirar. Não deixe de visitar.

Desfrute do processo e divirta-se!

O processo de redecorar uma casa de banho pode ser muito engraçado e dar imenso prazer, portanto não tenha medo de ousar e fazer opções “fora da caixa”. Aposte em plantas, espelhos, acessórios decorativos como quadros e velas. Faça uma festa à volta do processo…

Como podem surgir muitas dúvidas e inseguranças, conte com o nosso consultório de interiores onde pode, por exemplo, ter uma sessão de consultoria de uma hora  e esclarecer as dúvidas, procurar inspiração e validar ideias. Também pode optar pelo nosso consultório de obra e ter  ao longo de toda a obra alguém para ajudar a pensar e a decidir sobra as opções a fazer. Saiba aqui como pode ter apoio em todo esse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.