É frequente como designers de interiores encontrarmos estantes de prateleiras totalmente apinhadas de livros e acessórios. Se é o seu caso e não suporta mais ver tanta coisa junta, fique e leia até ao fim e memorize estas dicas para decorar uma estante e ter óptimos resultados.
Uma estante serve para por livros mas não só. Nem deve ser completamente tomada por livros. Tente “aliviá-la” um pouco. Se for uma estante com prateleiras e divisões verticais, experimente não colocar livros em todas as divisórias. Deixe algumas para objectos decorativos, molduras, esculturas e outras peças.
Não permita que a estante fique assoberbada. Ela deve “respirar”, a menos que esteja num espaço com uma decoração bem clássica e com aquele espírito de biblioteca.
Uma das relações mais importante hoje em dia é entre a decoração e a organização profissional. Essa arte de nos destralhar e ajudar a viver mais de forma mais leve. É muito possível que a sua estante precise de ser destralhada. Por isso comece o processo por aí. Reveja os seus livros, pense a sério em quais precisa e quer manter e quais pode oferecer. Se ainda assim forem muitos, não se preocupe, não precisa de os ter todos no mesmo lugar e os livros podem ser óptimos complementos para decorar outros móveis.
Se for uma estante nova… comece pro programar o que quer pôr, pensando onde ela vai estar e que utilidade pretende dar-lhe. Escolha a cor a altura e as dimensões em função do espaço que tem e pense nos objectos decorativos conjugando com o resto da divisão. Existem ínumeras opções no mercado, mas é importante antes de escolher tomar em atenção os encaixes das peças para que com o peso dos livros a estante não fique a balançar rapidamente. Também é importante considerar fixá-la à parede, especialmente se tiver crianças em casa.
Coloque alguns livros empilhados na horizontal e em cima uma escultura, um pequeno jarro, uma concha que a remete para aquelas férias maravilhosas na praia…
Tente organizar os livros por cores, conjugando as lombadas por tons. Também tenha a atenção os tamanhos para que fiquem harmoniosos. E por fim, sendo possível, coloque um elemento vivo: uma planta dá sempre um toque especial.
Sorria e viva lindamente!